Atividade contou com conteúdo teórico e aulas práticas no Estádio Jorjão, reunindo e envolvendo os atletas e comissões técnicas das categorias de base do Grêmio Novorizontino
Os jogadores das categorias de base do Grêmio Novorizontino e comissões técnica tiveram na última semana palestras e uma sessão de treinamento especial sobre ‘Primeiros Socorros: Uma habilidade Essencial para todos’ e ‘Combate a Incêndio: conhecendo os riscos e prevenindo’. O evento ocorreu em dois turnos, com a parte teórica no Buffet Mundo da Alegria e a prática no estacionamento em frente ao Estádio Jorge Ismael de Biasi. O conteúdo foi desenvolvido pela equipe do Corpo de Bombeiros de Novo Horizonte, composta pelo 1º Sargento PM Airton Alves de Souza Junior e pelo Soldado PM Rodrigo Alessandro Moreira, com o apoio de Rogério Ferreira de Sousa, técnico de segurança do trabalho, Bombeiro Civil e Enfermeiro, e do encarregado da Brigada da Usina São José da Estiva, Israel da Silva.
“A ideia é que os meninos estejam preparados também fora de campo, sabendo como agir em situações de risco e emergência. Além de formar jogadores, queremos formar pessoas responsáveis, conscientes e prontas para enfrentar diferentes situações do dia a dia”, ressaltou o coordenar das categorias de base do Tigre, Allã Donega.
Na primeira atividade, os meninos das equipes sub-13, sub-14, sub-15, sub-17 e sub-20 aprenderam sobre conceitos básicos e importância de primeiros socorros, como agir em emergências médicas e hábitos e práticas de segurança e prevenção nos ambientes de casa, trabalho e escola. Como avaliar situações e chamar ajuda, controle de sangramento e tratamento de lesões e como manusear pacientes em condições especiais como diabetes, asma.

Palestra ensinou técnicas de desengasgo, reanimação e como agir diante de hemorragias e fraturas
Foram apresentadas informações sobre lesões e condições médicas comuns como: queimaduras, cortes e lacerações, paradas cardíacas e acidentes cerebrovasculares. “Eu acho que isso é fundamental para nós, por mais que não queiramos precisar usar um dia, é sempre bom estar preparado pra situação, tanto sobre incêndios, quanto os primeiros socorros. Talvez esse curso básico que fizemos, pode salvar uma vida no futuro”, disse o goleiro Pedro Henrique, da equipe sub-17 do Tigre.
Na abordagem sobre Combate a Incêndio foram apresentados os riscos e consequências de incêndio, formas de prevenir e combater de forma eficaz e a adoção de práticas de segurança. Estatísticas foram apresentadas aos atletas do Tigre do Vale, que aprenderam ainda sobre a identificação de riscos e fontes de ignição, o uso de extintores e equipamentos, detectores de fumaça, além de plano de evacuação e procedimentos de emergência.
“Também foram abordados assuntos de primeiros socorros como reconhecimento e manobras de desengasgo em adultos, crianças e bebê, reanimação cardíaca para leigo, como atuar em emergências de hemorragias, fraturas de ossos, desmaio e crise convulsiva, além das medidas e atitudes de segurança e proteção diante de situações de emergência”, afirmou o 1º Sargento Airton.

Prática mostrou como prevenir e combater incêndios de forma eficaz com uso de extintores e mangueira
Dentro da parte prática ainda foram passados procedimentos de evacuação e resgate, primeiros socorros para vítimas de incêndio e a comunicação com os serviços de emergência. “O treinamento prático é fundamental para garantir que os participantes estejam preparados para lidar com emergências de forma segura e eficaz”, ressaltou Rogério Ferreira de Sousa, que coordenou a parte prática.
Fonte: Assessoria de Imprensa Grêmio Novorizontino
Fotos: Higor Basso / Novorizontino