Base do Novorizontino participa de palestra de conscientização sobre drogas e violência

Cabo PM Renato Melcherte alertou os jovens sobre os riscos e consequências do uso de drogas, tipos de violência e reflexos na sociedade, e caminhos para prevenção e tratamento de pessoas afetadas

Os atletas das categorias de base do Grêmio Novorizontino tiveram no início desta semana, no auditório da Novocana, em Novo Horizonte, mais uma palestra como parte do programa de formação norteado pelo currículo “Em Frente Tigre Valente”, que visa a formação integral dos jogadores, oferecendo ensinamentos extra campo. O Cabo da Polícia Militar Renato Adnan Melcherte, facilitador do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) de Novo Horizonte, palestrou sobre o tema: “Viva Sem Drogas e Sem Violência: Uma Escolha para a Vida”.

“Essa palestra teve como objetivo conscientizar os jovens sobre os riscos das drogas, pois eles são o futuro do Brasil. É fundamental que saibam que as drogas não oferecem benefícios, apenas destruição e sofrimento para o indivíduo e sua família. Espero que tenham compreendido a mensagem e a apliquem em suas vidas. Infelizmente, muitos jovens começam a consumir substâncias autorizadas para maiores de 18 anos, como bebidas alcoólicas e cigarros, que podem ser um caminho para drogas mais pesadas e viciantes. Isso pode levar a consequências graves, incluindo sofrimento pessoal e familiar”, disse o Cabo PM Renato.

Rose Guerra, do Departamento de Comunicação Social, destacou que a proposta vai além da prática esportiva. “Acreditamos que o futebol é uma ferramenta de transformação que impacta vidas e abre caminhos. Buscamos oferecer condições para o crescimento técnico e pessoal de nossos atletas, preparando-os para se tornarem cidadãos de valor.”

Durante a palestra, os jovens atletas das categorias Sub-13 e Sub-15 aprenderam sobre os riscos e consequências do uso de drogas e da violência, além de estratégias de prevenção e tratamento. O Cabo PM Renato também abordou os tipos e efeitos das drogas no corpo e na mente, bem como os reflexos da violência na saúde mental e emocional.

“O Novorizontino é um Clube Formador que se preocupa em formar não apenas o atleta, mas também o caráter do cidadão. É fundamental que nossos atletas tenham acesso a informações e valores que os ajudem a tomar decisões corretas em suas vidas”, ressaltou Luís Kumai, supervisor das categorias de base do Tigre do Vale.

Sobre o tema violência, a abordagem foi para mostrar os tipos de violência (física, verbal, online), o reflexo dela na saúde mental e emocional, além de orientar a como reconhecer e lidar com situações de violência, mostrando recursos e apoio para jovens que estão enfrentando violência, com estratégias de prevenção e tratamento.

Fonte: Assessoria de Imprensa Grêmio Novorizontino
Fotos: Higor Basso / Novorizontino