Ação do Aurinegro reforça a responsabilidade social do clube ao preparar atletas para a condução consciente; regras, legislação e segurança foram abordados
Com o compromisso de formar não apenas jogadores, mas também cidadãos conscientes, o Grêmio Novorizontino realizou na última semana, no auditório da Novocana, em Novo Horizonte, a palestra “Trânsito Seguro – Responsabilidade e Conscientização”, voltada para seus jovens atletas da categoria sub-17, que estão próximos de obter a carteira de habilitação. A iniciativa prevista no “Currículo de Formação Em Frente Tigre Valente”, teve como objetivo alertar os participantes sobre a importância da responsabilidade no trânsito e reforçar que cada escolha feita ao volante pode salvar vidas.
O subtenente da Polícia Militar João Henrique foi quem falou com os atletas. “Apesar de serem ainda adolescentes, não são ainda motoristas, condutores profissionais na condução de veículo automotor, desde já entendo a preocupação do Grêmio Novorizontino de preparar esses jovens para habilitação, que será em breve, e para a convivência no trânsito. Falamos aqui sobre o deslocamento a pé, de bike, de motocicleta elétrica, ciclomotores, sobre andar no passageiro, na garupa de uma moto, evitar correr riscos, não ir atrás de vibes ou aventuras, que podem prejudicar seu futuro. Abordamos também as regras e normas de legislação do Código Brasileiro de Trânsito e todos os atos de prevenções que precisam ter no dia-dia”, afirmou João Henrique.
Durante o encontro foram abordados temas fundamentais como: Segurança no trânsito, destacando fatores de risco como excesso de velocidade, uso de celular ao dirigir e consumo de álcool, o uso de equipamentos de segurança, como cinto e capacete, além das regras de trânsito e as consequências do seu descumprimento.
“É um tema de bastante importância, ainda mais para os atletas que em pouco tempo irão iniciar o processo de habilitação. Além disso, o subtenente João Henrique foi feliz em sua fala ao dizer que a consciência no trânsito é algo que deveria ser ensinado desde pequeno, até mesmo na escola. Todos nós devemos ser exemplos ao próximo em como se portar no cotidiano e trânsito, e nós, do Grêmio Novorizontino, estamos tomando esta iniciativa com nossos atletas, para que além de exemplos no campo, possam ser exemplo em nossa sociedade”, disse João Zanoto, supervisor das categorias de base.
Outro ponto foi falar de condução defensiva, com orientações sobre atenção, concentração e como agir em situações de emergência. Por fim, a responsabilidade e conscientização, ressaltando a importância da postura correta ao dirigir. “A palestra foi muito importante e fundamental para formação deles como cidadãos, fazendo parte do nosso currículo metodológico. Assim como dentro de campo, eles também precisam ter atenção e disciplina nas ruas. Respeitar as regras de trânsito, evitar o uso de celular e fones de ouvido ao caminhar, estarem atentos ao pedalar e agir com prudência, atitudes que preservam sua integridade física”, emendou o preparador físico da categoria, Ângelo Azevedo.
Fonte: Assessoria de Imprensa Grêmio Novorizontino
Fotos: Higor Basso / Novorizontino