Renato Gelak, coordenador de performance e saúde das categorias de base e preparador físico da equipe sub-20 do Tigre do Vale, foi convocado na última sexta-feira (27) para integrar a comissão técnica da disputa da Copa 2 de Julho, em Salvador
O preparador físico da equipe sub-20 e coordenador de performance e saúde das categorias de base do Grêmio Novorizontino, Renato Gelak, iniciou neste domingo seu trabalho na preparação da Seleção Brasileira Sub-15 para disputa da Copa 2 de Julho, que será realizada de 2 a 13 de julho, em Salvador, na Bahia, reunindo, além da Seleção, 39 clubes nacionais e internacionais. O Brasil está no Grupo A e vai enfrentar Seleção Scout da Bolívia, Galícia, Dom Macedo e Jacobina. A competição celebra o dia da Independência do Brasil na Bahia.
“O Novorizontino vem a cada ano se consolidando como um exemplo de Clube Formador, não somente pelos resultados alcançados nas competições, mas pela qualificação profissional contínua de todos os seus profissionais. É com grande satisfação e orgulho que o clube recebe a convocação do nosso preparador físico Renato Gelak para Seleção Sub-15, e parabeniza todos envolvidos nesse processo”, disse o diretor-presidente do Grêmio Novorizontino SAF, Genilson da Rocha Santos.
Gelak, que trabalha no Tigre do Vale há três anos e meio, comandou os primeiros trabalhos físicos no CT do Bahia no domingo. “Com muita honra e alegria que recebo essa oportunidade de representar a Seleção Brasileira Sub-15 nessa convocação. Momento especial, um reconhecimento de toda dedicação e esforço nesses anos de trabalho. Estou completando 15 anos de carreira no futebol onde tive a oportunidade de trabalhar em diversas categorias, disputar campeonatos a nível estadual, nacional e internacional e contribuir com a formação de inúmeros atletas. Mas não só a formação do atleta de futebol, mas uma formação integral e ajudando a entregar um cidadão de bem para a sociedade, usando o futebol como ferramenta”, disse Renato Gelak.
Antes do trabalho em Novo Horizonte, Gelak trabalhou por 12 anos nas categorias de base do Grêmio, de Porto Alegre, sendo três vezes campeão gaúcho, Campeão da Copa Zico, Copa Santiago e Base Brasil. No Tigre do Vale foi campeão do Paulista Sub-20 de 2024. “Considero importante as conquistas de títulos, sendo Campeão Paulista Sub-20 com o Grêmio Novorizontino, título mais recente. Além da experiência profissional acredito muito na educação, no estudo e qualificação para buscarmos excelência no trabalho, visto que diversas áreas do conhecimento se conectam ao futebol”, acrescentou Gelak.
A Seleção estreia contra o Galícia nesta quarta (2), às 10h30. No dia seguinte, o rival será o Jacobina. Nas datas 4 e 5 de julho, respectivamente, os adversários serão a Seleção Scout e o Dom Macedo-BA. “Agradeço primeiramente a Deus, a minha família, aos meus amigos, a todos da Seleção Brasileira e ao Grêmio Novorizontino que me oportuniza de estar pela terceira temporada aqui. Sou grato a todas as pessoas que estão e estiveram no meu lado durante a minha carreira, pois tenho certeza que nada se conquista sozinho”, finalizou Gelak.
SOBRE O TORNEIO
A Copa 2 de Julho vai seguir o mesmo formato que vem acontecendo há duas edições com a divisão por fases. Pelo terceiro ano seguido, a competição teve as fases regionais, que, nesta edição, contou com 256 equipes de todos os Territórios de Identidade da Bahia. Os 16 classificados foram as seleções de Catu, Dom Macedo, Eunápolis, Guanambi, Iramaia, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Itagibá, Itapicuru, Jacobina, Paratinga, Ribeira do Pombal, Santa Rita de Cássia, Senhor do Bonfim e Vitória da Conquista.
Eles se somam aos times advindos da fase metropolitana e de times do país e fora dele para a fase nacional. Os representantes são grandes nomes do cenário nacional, como Atlético (MG), Bahia (BA), Botafogo (RJ), Ceará (CE), Cruzeiro (MG), Goiás (GO) – atual campeão, Palmeiras (SP), Santos (SP) e Vitória (BA), e de representantes estrangeiros: Seleção Scout, da Bolívia; Rebaño Chivas, do México; e Club Desportivo, do Equador.
Criada em 2007, a Copa 2 de Julho se consolidou como uma das mais importantes no país, sempre contando com participações de grandes clubes brasileiros, da Seleção Brasileira, bem como de equipes estrangeiras. Com o intuito de revelar jogadores, em 2015, a Copa 2 de Julho passou a ser disputada na categoria sub-15, que permitiu maior visibilidade. Os resultados foram a vasta revelação de craques e a atenção de olheiros das principais equipes dos país, gerando oportunidade de trabalho para os jovens baianos por meio do esporte.
Fonte: Assessoria de Imprensa Grêmio Novorizontino
Fotos: Jhony Pinho / Staff Images / CBF