Sub-20 do Novorizontino participa de amistosos durante excursão pela Espanha

Tigre do Vale, atual campeão Paulista Sub-20, enfrentou na última semana as equipes profissional do Real Ávila, sub-19 do Getafe (foto) e sub-19 do Alcorcón; foco agora é na sequência do Estadual

O time Sub-20 do Grêmio Novorizontino retornou para Novo Horizonte após excursão na Espanha, onde realizou na última semana três jogos amistosos contra equipes europeias, proporcionando aos atletas uma nova experiência no seu processo de formação. Atual campeão do Paulista Sub-20, o Tigre do Vale fez testes contra o time profissional do Real Ávila, e contra as equipes sub-19 do Getafe e do Alcorcón, conquistando um empate, uma derrota e uma vitória.

“O principal objetivo foi proporcionar aos nossos atletas uma vivência prática em um contexto de futebol internacional, ampliando sua formação esportiva e pessoal. Os confrontos representaram uma oportunidade estratégica de expor nossos jogadores a uma cultura tática e técnica distinta daquela vivenciada no futebol brasileiro. A forma como o jogo é conduzido na Europa, especialmente na Espanha, com ênfase em organização, intensidade, velocidade de execução e tomada de decisão sob pressão, exigiu um alto nível de adaptação por parte do nosso grupo. Voltamos ao Brasil com uma equipe mais preparada, não apenas tecnicamente, mas também em termos de entendimento de jogo e comportamento competitivo. A experiência vivida na Espanha reforça o compromisso do clube em proporcionar vivências formativas que transcendam o ambiente local, buscando constantemente elevar o nível de excelência no processo de formação”, disse o coordenador das categorias de base do Tigre, Allã Donegá.

“Foi uma experiência fundamental no processo de formação e desenvolvimento desses atletas, enfrentando a escola espanhola, reconhecida mundialmente pela excelência técnica e tática, e isso nos chamou muito a atenção. Foi enriquecedor e jogos que nos permitiu observar na prática conceitos avançados de controle de bola, movimentação, leitura de jogo, características marcantes do futebol espanhol. Agrega muito termos vivenciado isso, uma oportunidade dos atletas se adaptarem a um diferente estilo de jogo, ambiente e clima diferentes, fortalecendo os aspectos físicos, mentais, emocionais. Mais que resultados, agrega valores e amplia a visão deles de futebol internacional”, avaliou o técnico Erick Luchetti, que comandou a equipe na excursão.

No primeiro amistoso, na segunda-feira, 28 de abril, o Tigre do Vale mediu forças com o Real Ávila, equipe profissional que disputa o acesso à 3ª divisão espanhola, atualmente está classificado aos playoffs. O jogo terminou 1 a 1, com o atacante Pedro Balotelli marcando o gol Aurinegro. A partida foi realizada no Estádio Adolfo Suares, em Ávila. Na quarta-feira (30), o desafio do Novorizontino foi contra o Sub-19 do Getafe, que venceu por 3 a 1, em partida disputada na Ciudad Desportiva Getafe. Pedro Balotelli novamente fez o gol novorizontino. O Getafe é um clube da 1ª divisão da Espanha.

“Foi uma grande experiência não só pra mim, mas também pra todos meus companheiros de equipe. Tivemos a oportunidade de enfrentar equipes bem qualificadas e de alto nível, acho que esses jogos podem agregar no nosso crescimento coletivo e individual. Foi incrível conhecer novas culturas e posso dizer o que me chamou mais atenção foi a facilidade de como eles entendem rápido o cenário de jogo, eles propõem um jogo com bastante velocidade e bem posicionado”, ressaltou Pedro Balotelli.

Por fim, no da sexta-feira (2), o Novorizontino enfrentou o sub-19 do Alcorcón, com vitória por 2 a 0, com gols do atacante argentino Matias e do volante Miguel Contiero. O jogo foi no Estádio Municipal de Santo Domingo, em Alcorcón. Essa equipe atualmente figura na 3ª divisão da Espanha. O Tigre do Vale volta agora suas atenções para o Paulista Sub-20, onde no próximo sábado (10), às 15 horas, recebe a Ponte Preta, no Estádio Jorge Ismael de Biasi, pela 3ª rodada. Nas duas primeiras rodadas, o Novorizontino atuou com alguns atletas da equipe sub-17, devido à viagem para Espanha.

“Foi uma experiência incrível, tinha vivido algo parecido em 2023, quando fomos pra Portugal, mas essas partidas na Espanha foram especiais, ainda mais por eu te feito gol e ter representado bem as cores do Novorizontino fora do país. Agora voltando temos um jogo muito importante contra a Ponte Preta em casa, vamos trabalhar forte na semana para poder desempenhar bem e poder sair com os três pontos, essenciais para nosso objetivo lutar pelo bicampeonato”, emendou Miguel Contiero.

Fonte: Assessoria de Imprensa Grêmio Novorizontino
Fotos: Divulgação / Novorizontino